terça-feira, 30 de outubro de 2012

KAMAL KADAI - RISCOS E INSPIRAÇÕES


Como prometi na última postagem, disponibilizo alguns riscos e imagens de trabalhos onde a técnica do Kamal Kadai foi usada. Para usar os riscos imprima no tamanho que desejar. Coloquei os links para quem quiser conhecer os sites das imagens.
Inspire-se!!!

















Kamal kadai no etamine
Criação da artesã Neusa Milfont Silva







KAMAL KADAI UM BORDADO DAS ÍNDIAS!


As bordadeiras já devem conhecer essa técnica, mas confesso que só a conheci recentemente, quando minha mãe fez um curso e adorou!!! Como dito no título desta postagem, este estilo de bordado é nativo do estado de Andhrapradesh na Índia, e o resultado é um bordado delicado e muito sofisticado.

Kamal Kadai - bordado executado pela artesã Iracema Neri (minha mãe)

Vamos a um passo à passo que achei no blog de um professor de bordado indiano: http://deepashome.blogspot.com.br/, mas primeiramente vamos à listinha de materiais:



-Toalha de lavabo
- Linha para bordar mesclada verde e vermelha
- Agulha para bordar sem ponta n 24
- Bastidor com regulagem (16 cm de diâmetro)
- Carbono para tecido
- Guipir
- Lantejoulas
- Pérolas 3mm
- Agulha para costura n 7
- Tesoura










Desenhe a imagem da flor (vou postar alguns traços), utilizando o carbono.Note que as pétalas  seguem o estilo próprio do Kamal Kadai.


Para formar a base do bordado, fixe em linha reta as pétalas da flor como mostrado acima. 


Iniciar a partir do canto inferior de uma pétala e tecer o fio ora por cima, ora por baixo das linhas guias. Certifique-se o fio é longo o suficiente para fazer uma pétala, sem precisar fazer emendas.



Aqui está a pétala parcialmente tecida.



 Agora a pétala concluída cobrindo completamente as linhas guias. Proceda da mesma forma nas pétalas seguintes. 


Flor finalizada! O miolo das flores pode ser feito de ponto nozinho, ponto cheio ou até mesmo colocando uma miçanga, pérolas, lantejoulas ou o que sua criatividade mandar.
  Borde as hastes em ponto haste ou correntinha e as folhas você pode bordar em ponto folha.


Abaixo compartilho um vídeo explicativo da artesã Valquiria Campanelli (partes1 e 2), exibido no programa Arte Brasil.







terça-feira, 23 de outubro de 2012

CAPA PARA ALMOFADA DE JEANS

Mais uma opção para reciclar jeans. Seguindo a mesma idéia de usar aquela calça jeans que você não usa mais, dando nova função à ela, criei essas capas para almofada, usando a técnica do pachtwork que chama-se crazy. Essa técnica utiliza pedaços irregulares de tecido sem padrão sobre um tecido de base ou não, o resultado é um projeto de aparência casual e assimétrica.





Esse projeto é bem simples, fiz o molde usando papel jornal. Lembre-se que ao cortar o tecido, você precisa incluir aproximadamente 2cm de tecido para a costura.





Em seguida, uni os diversos retalhos de jeans, buscando colocar partes com costuras, bolsos etc, isso vai dar um toque especial e moderno ao seu projeto.






Cortei uma tira de jeans para fazer a parte lateral das almofadas. Essa tira vai unir as faces superior e a inferior da almofada, mas não se esqueça de deixar uma parte sem costura, essa abertura é necessária para que você possa colocar a almofada depois de pronta.






 Para evitar que as almofadas ficassem soltas nas cadeiras, incluí essas tirinhas de tecido que servem para amarrar as almofadas às cadeiras.





Aí está! Adorei o resultado porque também ficou prático, quando preciso lavar, basta descosturar uma pequena parte, retirar a almofada, e recolocá-la depois de lavada!




segunda-feira, 15 de outubro de 2012

COMO A PRIMAVERA CHEGOU...

Como estamos na primavera e, porque adoro esta estação, tratei de enfeitar a casa com mais flores!
Uma de minhas flores preferidas é a bromélia, porque é resistente, requer poucos cuidados, tem uma variedades incrível de espécies e é muito, muito bonita!
Então aqui vai uma sugestão de montagem de arranjo!


Para fazer este arranjo usei seis bromélias, um cachepô de vidro de 45X45cm com rodízio, casca de pinus e pedras de mármore brancas. Comprei tudo no Ceagesp http://www.feiradeflores.com.br/. A grande vantagem deste arranjo é o custo/benefício, porque além de ser muito bonito, sua duração é de aproximadamente 6 meses.


Aqui vai uma dica para economizar material e ao mesmo tempo deixar o vaso bem leve. Coloque no fundo do cachepô seus vasos plásticos emborcados e preencha os vãos com papel celofane. 
Complete todos os vãos com a casca de pinus. Observe que você deve preencher cerca de 30cm, para sobrar espaço para os vasos e as
pedras brancas.



Essas bromélias são plantas resistentes, precisam apenas de uma rega semanal e preferem lugares com bastante iluminação, porém nunca em pleno sol!