segunda-feira, 29 de abril de 2013


BLOCOS DE PATCHWORK

Underground Railroad



Hoje vou postar mais um gráfico explicativo de blocos de patchwork. Tenho mantido o nome original em inglês porque nem sempre temos traduções adequadas em português. 
                             Antes, porém, vamos relembrar a  listinha de materiais básicos:
* Cortador rotativo de tecido (uma espécie de estilete com lâmina redonda);
* Cutting Mat (é um tipo de tapete feito exclusivamente para usar o cortador rotativo);
* Réguas (existem réguas especiais para Patchwork);
* Tesoura para tecido;
* Linhas 100% algodão;
* Agulhas;
* Alfinetes;
* Manta acrílica ou feltro;
* Tecidos de algodão;
* Ferro de passar;
* Máquina de costura.
Papel cartão ou cartolina para os moldes.
Como eu disse esta é a lista básica, existem outros tantos materiais que podem facilitar muito na execução do seu projeto, como canetas para marcar tecidos, moldes, papéis  e mantas termocolantes etc., mas lembre-se que quando as pioneiras do Patchwork começaram a executar seus projetos elas não tinham nada disso! Bastavam agulhas, linhas e tecidos e muita, muita paciência!!! 
O gráfico acima mostra as medidas dos moldes, mas lembre-se sempre de acrescentar margens de 0,5cm de cada lado para a costura. 

Inicie sempre pelo centro do bloco unindo os quadradinhos A e C


Agora una com os quadrados formados com os triângulos retângulos B e D:




 Para finalizar, una as duas outras faixas seguindo o modelo abaixo:


Tenho estado um tanto ausente aqui no blog, como você deve ter notado; mas é porque estou trabalhando em um novo projeto que tem tomado muito de meu tempo e que ainda estou guardando como uma surpresa! Aguardem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário