terça-feira, 15 de julho de 2014

NOVA TÉCNICA


FOUNDATION OU PAPER PIECING




Estou de volta para mostrar uma técnica de Patchwork que vem crescendo na preferência dos artesãos, é uma técnica que permite a criação de desenhos que, na técnica original, não seriam possíveis.
Os tecidos são costurados sobre uma entretela (não precisa ser removida) ou papel (que é removido no final do projeto), seguindo uma ordem determinada.
É uma técnica que exige muita atenção e concentração, mas depois que se aprende, parece até bem simples de executar.

Escolhi fazer vários blocos e transformá-los em almofadas.
Abaixo,vou postar fotos de algumas dessas almofadas que estou fazendo, para que possam lhe servir de inspiração, ok!



Feathered Compass

Stars

New York beauty
Tequila Sunrise

Twisted Log Cabin



Dresden


Mercury


Zeppelin


 Star of Mystery


A Circle of Geese



Forest Quilting

Hypnotic

Whirling Star

Lithium


Log Cabin


Squar in a Square


Circle of Geese Variation


Pinapple 

Espero que tenha gostado! E lembre-se, se quiser fazer um comentário, ou mesmo adquirir algum dos meus trabalhos, entre em contato comigo aqui mesmo no blog, terei enorme prazer em responder! 

Existem mmuuuuiiitooos  sites com vídeos que explicam a técnica, mas também vou contribuir com alguns passo à passo, porque cada projeto tem um processo diferente do outro.
Vou mostrar o passo à passo desta almofada, onde utilizei apenas dois tecidos:



Preparados? Vamos então começar passando o desenho para a entretela (me adaptei melhor com a entretela do que com o papel).



Se preferir faça o molde primeiro em papel, se não achar o molde na internet veja que é muito simples de fazer. Observe que é um quadrado dentro de outro quadrado onde as arestas são o meio dos lados do quadrado maior.



Agora vamos tranferir esse desenho para a entretela e, como ela é bem transparente, o desenho vai ficar visível dos dois lados. 
Observe que a numeração segue uma ordem crescente do meio para as pontas.


Gosto de fazer os moldes em papel e cortar previamente os tecidos. (Lembre-se de deixar uma boa sobra de tecido, para poder trabalhar com mais tranquilidade).
Escolhas as cores (uma clara e outra escura), observando que a peça de número 1, é um quadrado dividido em 4 partes, onde já costurei os quadradinhos utilizando as duas cores escolhidas.Para facilitar seu trabalho, corte no tecido claro as peças 2,4,7,9,10,12,15,17,18,20,23,e 25.
Na cor escura corte as peças: 3,5,6,8,11,13,15,14,16,19,21,22 e 24.


No avesso, centralize a peça 1 (se for preciso olhe contra a luz para ter certeza de que o tecido está cobrindo a forma e que tenha sobras nas laterais). Sobre a peça 1 coloque a peça 2 alinhando com a borda (avesso para cima) e alfinete. (Não se esqueça de sempre deixar um pé de máquina de sobra de tecido).



Agora vire a entretela e costure sobre a linha, entre as peças 1 e 2, procure ser bastante precisa nesta costura.



Para manter o trabalho "limpo", corte os excessos de linha. Observe que a costura ultrapassa um pouquinho o término do lado das figuras, isso evitará que as costuras se desmanchem.



Utilizando esse instrumento (espátula frisadora) que serve para abrir e vincar tecidos à frio, abra e rebata a costura.






Refile tudo, sempre considerando uma sobra da largura de um pé de máquina.(Este procedimento será repetido em todas as etapas).




Vamos agora, seguindo a sequência numérica, posicionar a peça 3 (avesso para cima). Alfinete para fixar a peça, vire a entretela e costure sobre a linha entre as peças 1 e 3. Corte os excessos de linha, refile e rebata a costura.



Repita este processo até o fim. Quando você se sentir mais segur(a)o, poderá alfinetar mais de uma peça de cada vez, mas isso só poderá ser feito quando as peças estiverem em lados opostos, caso contrário você não conseguirá abrir e rebater as costuras.



Aos poucos o desenho vai surgindo.




Acrescentei faixas nas laterais para finalizar as curvas do desenho.



Para fazer a parte de trás da almofada, escolhi o tecido mais escuro e apliquei um ziper de 35cm, já que minha almofada tem aproximadamente 40cm.




Hora de fechar a almofada! Lado direito (frente) com direito (trás), alfinete e passe a costura em todos os lados (deixe o ziper um pouco entreaberto para facilitar na hora de virar  a peça do avesso para o direito.





Prontinho!
Gosto muito de quiltar todos meus projetos à mão, aliás é uma etapa que adooooro. Normalmente faço isso antes de unir a parte da frente com a de trás, porque facilita o manuseio, porém neste projeto quiltei depois de pronta.




Veja o detalhe do quilt.
.

Gostou? Então aguarde os próximos posts onde estarei disponibilizando outros passo à passo e links para que você possa achar explicações e moldes para seus projetos.
Um Abraço!

4 comentários:

  1. Lindas as almofadas.
    Tenho até hoje a que você me deu :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não acredito!! Ainda ? (rs). Adorei saber que você ainda as têm, Ci!!

      Excluir
  2. Respostas
    1. Fico muito contente com sua visita Rose. Informando seu e-mail, você será avisada das atualizações do Blog CORTE&QUILT!

      Excluir