terça-feira, 21 de agosto de 2012

APRENDA A ESCOLHER AS CORES DOS SEUS PROJETOS (PARTE DOIS)

Continuando com o tema "COR", agora que já sabemos o que são e como obtemos as cores primárias, secundárias, terciárias, frias e quentes, vamos aprender a harmonizá-las.
Lembrando que as regras de harmonização não são rígidas, elas obedecem ao gosto da pessoa, a idéia que ela quer transmitir e também ao bom senso destas escolhas, e é sobre este "bom senso"que vamos falar agora!

HARMONIZAÇÃO COM CORES PRIMÁRIAS, SECUNDÁRIAS E/OU TERCIÁRIAS




Quando queremos algo bem chamativo, que seja vibrante e alegre, usamos essas combinações de cores.
Aposto que você nunca pensou em usar laranja, verde e violeta em algum dos seus projetos pensando que esta não seria uma boa combinação; mas veja como elas combinam e se harmonizam bem!

HARMONIZAÇÃO COM CORES COMPLEMENTARES

Dizemos que uma cor é complementar da outra, justamente porque elas se "completam" Observe a imagem acima : dizemos que o azul é complementar do laranja, justamente porque é a cor que não usei para obter o laranja (amarelo + vermelho). Neste raciocínio, o vermelho é complementar do verde (amarelo + azul); o amarelo é complementar do violeta (azul + vermelho).
As cores complementares estão em posição opostas no círculo cromático.
Quer fazer uma experiência bem interessante? Durante alguns minutos, olhe diretamente para uma cor, por exemplo o azul. Depois olhe para uma superfície branca e perceba que uma outra cor aparece: o laranja (sua complementar). Este fenômeno mostra como é involuntário o desejo dos olhos de visualizar uma cor complementar àquela que está em maior quantidade num ambiente.


veja que linda esta decoração usando harmonia por complementares


HARMONIZAÇÃO COM CORES ANÁLOGAS

Análogas são as cores "vizinhas"no círculo cromático. Elas são de fácil harmonização, uma vez que suas matizes são próximas umas das outras. Veja abaixo quantas possibilidades de harmonização e um ambiente que foi decorado usando a harmonização de cores análogas

veja que linda esta decoração usando harmonia com cores análogas



HARMONIZAÇÃO COM CORES FRIAS E QUENTES

Já sabemos que as cores quentes são associadas ao sol e ao fogo. São aquelas que nos transmitem a sensação de calor; e que as cores frias, são associadas à água, ao gelo, ao céu, e às arvores. São aquelas que nos transmitem a sensação de frio. Procure brincar com essas combinações e ,com certeza, você terá um trabalho 100% harmonizado.
HARMONIZAÇÃO COM CORES COMPLEMENTARES

Consiste em combinar vários tons de uma mesma cor. Ex: harmonia monocromática da cor azul: tons de azul bem claro até o azul escuro. Esta harmonia permite sempre um resultado agradável e calmo. Veja abaixo uma colcha que fiz usando a harmonização monocromática, usei tons do violeta (violeta escuro, rosa, lilás).



HARMONIZAÇÃO DAS CORES POR TRÍADE
Nesta harmonização, uso três cores que tenham a mesma relação entre si, isto é, que estejam situadas equidistantes uma da outra no círculo cromático (usa-se o triângulo equilátero). Os vértices indicarão as cores componentes do trio. Ex.: amarelo – vermelho – azul; roxo – verde - laranja.

Como você deve estar percebendo, as possibilidades são infinitas!!! No início desta postagem falei sobre "bom senso" na escolha das cores. Se você entender a relação das cores entre si, perceberá que esse bom senso virá naturalmente.
Bem, vamos deixar pra falar mais sobre Cores nas próximas postagens, até lá!



Nenhum comentário:

Postar um comentário