segunda-feira, 13 de agosto de 2012

MATERIAIS, HISTÓRIAS E ALGUMAS DICAS



Se você gosta de Patchwork, existe hoje no mercado uma infinidade de revistas no mercado, mesmo porque, as editoras já perceberam que é um mercado muito promissor.
Estas revistas trazem dicas bem interessantes de onde aplicar a técnica, como por exemplo: colchas, panôs, bolsas, tapetes, almofadas, enfeites para porta de maternidade, saquinhos de presente, toalhas de banho e mesa, lençóis, guardanapos, porta trecos e etc., etc., etc...
Então se você quer aprender patchwork e não quer gastar dinheiro com cursos (que normalmente são caros), vá até uma banca de jornal ou revistaria porque com cerca de R$8,00 você poderá comprar uma revista que lhe ensinará, através de fotos e esquemas o passo a passo destas idéias.
Não se desespere com a lista de materiais básicos:
* Cortador rotativo de tecido (uma espécie de estilete com lâmina redonda);
* Cutting Mat (é um tipo de tapete feito exclusivamente para usar o cortador rotativo);
* Réguas (existem réguas especiais para Patchwork);
* Tesoura para tecido;
* Linhas 100% algodão;
* Agulhas;
* Alfinetes;
* Manta acrílica ou feltro;
* Tecidos de algodão;
* Ferro de passar;
* Máquina de costura.
Como eu disse esta é a lista básica, existem outros tantos materiais que podem facilitar muito na execução do seu projeto, como canetas para marcar tecidos, moldes, papéis  e mantas termocolantes etc., mas lembre-se que quando as pioneiras do Patchwork começaram a executar seus projetos elas não tinham nada disso! Bastavam agulhas, linhas e tecidos e muita, muita paciência!!!
Conheci uma senhorinha que dispensava o uso da máquina e costurava os blocos à mão.
Que os grandes mestres não me escutem (leiam), mas quando comecei, cortei paninhos sobre tábuas de duratex, é verdade! Ainda hoje uso meus esquadros e réguas de acrílico do tempo de faculdade!
Aconselho a fazer seus primeiros projetos com materiais bem básicos, se você gostar, compre os materiais facilitadores*, que podem ser caros, mas vão tornar tudo mais fácil.
Agora, se além de fazer Patchwork, você quiser ler sobre a História e como ele se difundiu pelo mundo sugiro http://pt.wikipedia.org/wiki/Patchwork . Para as mais românticas o filme "How to make an American Quilt" que no Brasil foi lançado com o título "Colcha de Retalhos", conta a história de algumas amigas que se juntam e discutem sobre seus casamentos, filhos, amizades, romances, etc. Enquanto falam sobre o passado, alegrias e mágoas que ficaram vão tecendo uma belíssima colcha de patchwork, vale à pena assistir e reassistir! E ainda, se você pretende ser uma expert em Patchwork sugiro comprar o livro: The Quilter's Album of Patchwork Patterns da autora americana  Jinny Beyer, é um livro importado que traz mais de 4050 blocos com fotos e informações, dê uma pesquisada em sebos ou em grandes livrarias, vale à pena ter este livro que é chamado por muitos de "A Bíblia do Patchwork". E se você quer conhecer mais sobre a autora deste livro, visite o site http://www.jinnybeyer.com/ que é bem legal, tem até um link para você conhecer o ateliê dela. Está tudo em inglês, mas com os recursos dos tradutores online tenho certeza que você vai se deliciar com tanta informação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário