Xadrez, floral, poá, geométrico e listrado...Outro grande desafio, é a harmonização de estampas. E, novamente, não existem regras rígidas, mas vale uma boa dose de bom senso!
A escolha e combinação das estampas segue o mesmo padrão das cores lisas, tudo vai depender da intenção e da finalidade do projeto. Por exemplo, se você quer ter um ambiente mais clássico e sofisticado você pode e deve misturar algumas estampas, mas lembre-se de que elas devem ter uma ou duas cores em comum (como no exemplo acima). Essas cores que se repetem serão a "ligação" entre os desenhos das diferentes estampas. Escolhendo uma ou duas cores e seus tons em diversas estampas você estará harmonizando o seu projeto com classe e estilo.
Agora, vamos supor que você quer usar toda sua habilidade em um projeto mais descontraído e alegre, como esta poltrona maravilhosa!
Sem problemas! Mesmo usando cores e estampas tão diferentes entre si, você consegue harmonizá-la bem, desde que as cores do ambiente em que ela será colocada sejam em tons mais neutros como os tons pastéis de caqui, bege, cinza etc; caso contrário você corre o risco de deixar o ambiente pesado e cansativo.
Veja abaixo bons exemplos de harmonização de estampas:
Colcha de patchwork, muitas estampas, mas com predomínio da cor azul em vários tons. |
Ambiente com várias estampas, com predomínio do vermelho. |
Nesta colcha usei dois tecidos florais com predominância na cor salmão e um tecido liso na cor creme. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário